Atividades à distância

Eixo 1


1.1 Meu projeto profissional/pessoal (biblioteca e fórum)
Relatar qual seu projeto de vida/profissional

1.2 Diálogo teórico (fórum)
Após leitura sobre os teóricos da educação: (páginas 15 a 50 da apostila)
1-Escolher um dos teóricos estudados
2- Destacar aspectos relevantes para
o trabalho por projeto.
3-Compartilhar no Fórum
“Diálogo teórico”
4-Ler as contribuições dos colegas, observando as
idéias dos educadores em torno do conceito projeto.

1.3 Projetos e características - (fórum)
Ler a entrevista da profª Maria Elizabeth, "Como se trabalha com Projetos" (pg 61-67 da apostila)
Postar no fórum suas considerações.
1.4 - Atividade opcional - Fazer cadastro no Portal do Professor e explorar os diversos materiais e idéias de Projetos já desenvolvidos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html


1.5 Proposta de Projeto (Biblioteca - material do aluno)
-Fazer levantamento das tecnologias e recursos
existentes na escola e elaborar em dupla
o roteiro do projeto a ser desenvolvido.
Salvar a atividade com o nome do arquivo
 ativ-1_5_Projeto_seunome;
Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca
em Material do Aluno, tema “Proposta de Projeto”. 1.6 - Relexão sobre a aprendizagem (Diário de bordo)
- Após estudos e debates deste eixo,
registre no Diário de bordo suas reflexões,
análise e aprendizagem até aqui.

Eixo 2

Atividade 2.2 – Fórum “Projeto em ação”
Esse
espaço de diálogo destina-se ao compartilhamento do processo que cada cursista experiencia no desenvolvimento do Projeto de sala de aula.

Ler as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de realizar o Projeto de sala de aula.
_________________________________________________________________________________________
Atividade 2.3 – Fórum “Currículo e suas características”
Considerando a temática abordada nesse eixo, vamos compartilhar com a turma o entendimento de cada um sobre a seguinte pergunta: Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?

________________________________________________________________________________

Atividade 2.4 – Análise do Projeto na ação
Para tanto, recomendamos retomar a proposta do PITEC elaborada no Eixo 1 deste curso e interrogar o andamento do projeto em relação aos seguintes aspectos: tema, disciplinas envolvidas, objetivos, ações realizadas, atitudes e valores vivenciados, resultados alcançados.
Orientações:
1. Analise e registre em texto os aspectos indicados conforme orientação em análise do projeto na ação;
2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-2_4Analise_Projeto_seunome;
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em
Material do Aluno, tema “Análise do Projeto”.

Atividade 2.5 – FórumCultura Digital e Currículo” Podcast com Léa Fagundes
A professora Léa Fagundes desafia a reflexão colocando a seguinte questão:
Você, educador, está pronto para a cultura digital?
______________________________________________________________________________________

Atividade 2.6 - Reflexão sobre a aprendizagem (opcional)
O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo?
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.
Siga as orientações.

1.Acessar o item Diário de Bordo;
2.Nova anotação;
3.Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.

 Eixo 3 – Projeto

Atividade 3.1 – BIBLIOTECA – MATERIAL DO ALUNO
Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-3_1_Socializa_PITEC_seunome;
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Socialização do PITEC”.


Atividade 3.3 – BIBLIOTECA – MATERIAL DO ALUNO

  1. Reformular o PITEC –
  2.  Elaborar um Mapa Conceitual do PITEC, usando o recurso tecnológico que preferir (CMap, Editor de apresentação, editor de textos) e salvar com o nome de arquivo: ativ 3_3 Mapa_PITEC_seu nome e postar na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Mapa_PITEC”.

Atividade 3.4 – INTERAÇÃO – DIÁRIO DE BORDO -Reflexão sobre a aprendizagem
O que aprendemos sobre Mapas Conceituais? O que aprendemos sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento do PITEC? E a integração das tecnologias ao currículo na perspectiva do trabalho por projeto?
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática estudada ao longo do curso.
            Acesse a ferramenta DIÁRIO DE BORDO  e relate seu aprendizagem referente ao curso.


Atividade 3.5 – blog do curso
Acesse o blog do curso e preencha o formulário de avaliação do curso e clique em ENVIAR.  http://elaboracaoprojetoscanoinhas.blogspot.com